contato@comunicabc.com.br

29 de fevereiro, 2024

logo transparente escrito para fundo branco

Razões por que sua pele pode estar coçando incontrolavelmente

Razoes-por-que-sua-pele-pode-estar-cocando-incontrolavelmente

Quando a sua pele tem coceira, pode ter uma erupção cutânea; no entanto, pode ter coceira intensa na pele e não ver nada na sua pele. Picadas de mosquitos, varicela e hera venenosa não são as únicas razões de coceira na pele. Veja o que mais pode estar a causar a sua coceira e o que pode trazer alívio.

  • Pele muito seca. A pele extremamente seca pode ter coceira intensa.
  • Picadas de insetos. 
  • Ácaros
  • Bichos de cama
  • Piolhos da cabeça
  • Sarna

A lista de condições de pele que podem causar coceira intensa é longa e inclui:

  • Dermatite atópica
  • Varíola
  • Eczema dishidrótico
  • Foliculite
  • Doença dos pés e da boca
  • Psoríase
  • Neurodermatites
  • Dermatite seborreica

Como obter alívio: Para obter alívio, deve saber qual o seu estado de pele. A melhor maneira de obter um diagnóstico preciso é consultar um dermatologista certificado pelo conselho.

Se tiver sido diagnosticado com dermatite atópica e psoríase, aliviar a coceira pode ser um desafio. Para ajudar os doentes a obter alívio, eis o que os dermatologistas recomendam:

Câncer de pele pode causar coceira 

Para muitas pessoas, o único sinal de câncer de pele é uma mancha nova ou mutável na sua pele. Por vezes, essa mancha também provoca coceira e pode ser a única razão pela qual uma pessoa nota a mancha.

Como obter alívio: Consulte um dermatologista certificado para saber se tem câncer de pele. Se tiver câncer de pele, tratá-lo pode livrar-se da coceira.

Sinal de aviso de uma doença dentro do seu corpo

A coceira prolongada pode ser um sinal de várias doenças, incluindo:

  • Doença sanguínea
  • Diabetes
  • Doença dos rins
  • Doença hepática
  • HIV
  • Glândula tiróide hiperativa

A coceira é comum em pessoas que têm uma doença que afeta o sangue, tal como o linfoma de Hodgkin ou o linfoma cutâneo de células T. Pode também ser um sinal de doença renal avançada e desenvolve-se frequentemente em pessoas que estão perto de precisar de diálise ou que estão atualmente recebendo diálise. Nestas pessoas, a coceira pode ser generalizada e especialmente intensa nas costas, braços e pernas.

A coceira é também comum em pessoas que têm doenças hepáticas, tais como hepatite C, cirrose, ou um canal biliar obstruído. Quando a coceira é um sinal de doença hepática, a coceira começa frequentemente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés e espalha-se para outras partes do corpo.

Como obter alívio: A obtenção de um diagnóstico e tratamento precisos pode aliviar a coceira. Um dermatologista desempenha frequentemente um papel fundamental no diagnóstico destas doenças porque a coceira pode ser o único sintoma.

Reacção cutânea alérgica

A nossa pele pode desenvolver uma reação alérgica a muitas substâncias. Uma das substâncias mais comuns que pode causar uma reação cutânea alérgica é o níquel, que se encontra em muitos produtos que tocamos todos os dias. Os produtos que contêm níquel incluem telemóveis, jóias, armações de óculos, fechos, e fivelas de cinto.

Você também pode ter reações a algum alimento que está ingerindo. Alguns suplementos, como a tribulus terrestris e maca peruana, podem causar reações alérgicas quando ingeridos em quantidades além do necessário.

Outras substâncias que podem causar uma reação alérgica da pele incluem esmaltes, fragrâncias, champôs, látex, e cimento.

Se desenvolver uma reação alérgica, provavelmente terá uma erupção cutânea e uma coceira incontrolável.

Como obter alívio: Deve descobrir o que está causando a sua alergia para que possa parar de tocar (ou usar) o que está causando a coceira. Isto pode ser um desafio e requer frequentemente a ajuda de um dermatologista ou de um alergologista.

Tem 65 ou mais anos de idade 

À medida que envelhecemos, a nossa pele muda. Aos 65 anos, a nossa pele já é mais fina e tem menos umidade. A pele seca pode trazer coceira.

Como obter alívio: Como a pele com coceira tem muitas causas, é melhor consultar um dermatologista certificado para descobrir porque é que a sua pele tem coceira. Pode haver mais do que uma razão.

Se a coceira for devida a pele seca, o seu dermatologista pode recomendar a realização de algumas alterações nos cuidados de pele e a utilização de quantidades generosas de hidratante.

Problema nervoso 

Quando um nervo não está funcionando corretamente, pode causar coceira na pele. Se houver danos ao longo de um nervo devido a doença ou lesão, também se pode desenvolver coceira na pele. Esta coceira tende a ocorrer num local do corpo e não se vê uma erupção cutânea.

As doenças que podem causar este tipo de coceira, incluem:

  • herpes 
  • Esclerose múltipla

Muito depois das erupções cutâneas, pode ter dores, dormência, coceira e formigueiro que podem durar meses – ou anos.

Como obter alívio: Se tiver coceira grave (ou dor), diga ao seu dermatologista, que pode prescrever um medicamento.

Infecções sexualmente transmissíveis

Existem algumas ISTs que também causam coceira no pênis ou na vagina. Muitas vezes essas ISTs podem ter a ver com fungos ou mesmo com bactérias e vírus que crescem em quantidade enorme nos órgãos genitais.

Como obter alívio: o ideal é consultar um urologista e buscar uma pomada para coceira no pênis ou na vagina.

Tags:

Redação Freud Online

Redação Freud Online

O Freud Online é um portal que traz as principais artigos para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​