contato@comunicabc.com.br

29 de fevereiro, 2024

logo transparente escrito para fundo branco

Prótese dentária: é necessário ter manutenção?

Prótese dentária é necessário ter manutenção

Você já ouviu falar em prótese dentária? Apesar de ser um tratamento dentário comum, muitas pessoas não  sabem como ele procede, ou informações sobre a necessidade de manutenção, ou até mesmo suas indicações e contra indicações, por exemplo.

Entretanto, é sempre necessário buscar informações relevantes a respeito desses tratamentos dada a importância deles para muitas pessoas, que no caso da prótese dentária, ocasionalmente vai substituir dentes que acabaram se perdendo por algum motivo. 

Sendo assim, é possível concluir que a prótese dentária é um recurso importante para pacientes que acabam se vendo sem seus dentes, que são peças fundamentais para qualquer pessoa que quer ter uma vida de maior qualidade, já que os dentes possuem um papel importante em questões fundamentais como a alimentação e a fala. 

Portanto, confira tudo o que você precisa saber sobre as próteses dentárias, bem como entenda toda a realização do procedimento que é ministrada por um dentista especialista em prótese, para que tenha segurança de cuidar-se da forma correta e passar por todo o processo de forma bem-sucedida para uma melhor saúde bucal

Como é realizado o procedimento da prótese dentária?

A prótese dentária, assim como já mencionado anteriormente, é um tratamento que consiste em substituir dentes, que por algum motivo, acabaram caindo ou precisando ser extraídos. Dessa forma, esse é um tratamento fixo que consiste na colocação da prótese através de uma cirurgia, assim como a cirurgia crânio maxilo facial.

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, todo e qualquer paciente que precise colocar uma prótese precisa deve passar não só por uma avaliação de um profissional dentista, como também por uma série de exames odontológicos e clínicos, uma vez que precisará tomar anestesia e terá que obter indicativos clínicos para isso. 

Em relação ao procedimento em si, a cirurgia vai ter como foco principal a implantação das estruturas da prótese, que também é conhecida como pino, nas estruturas ósseas da boca para fixá-las e proporcionar à prótese estabilidade.

Por se tratar de um procedimento um pouco mais complexo, a recuperação dessa cirurgia pode ser um pouco longa. 

Em suma, uma vez que essa cirurgia é realizada de forma bem sucedida por um dentista especializado em prótese, a parte final consiste em colocar a coroa, que é a parte de cima da prótese e imita o formato dos dentes, que pode ser feito de porcelana ou resina. 

É importante destacar que o sucesso da operação e do procedimento como um todo também vai depender dos cuidados que o paciente vai ter com a sua recuperação e pós-operatório, bem como a forma com que ele vai cuidar com a prótese mesmo depois da recuperação, uma vez que quanto maior o cuidado maior a durabilidade da prótese. 

Cuidados antes e depois 

Os cuidados são uma parte fundamental do processo, de forma que, se o paciente não se dedicar a realizar seu papel à risca, somente a atuação do profissional dentista especialista em implante não é suficiente para garantir a eficácia do procedimento. Sendo assim, é preciso realizar todos os exames prévios e seguir as avaliações dos profissionais. 

Portanto, após a realização da prótese, é preciso continuar visitando o dentista e seguindo suas orientações até que o mesmo afirme que você está totalmente de alta. Mesmo assim, ainda será necessário retornar ao consultório odontológico pelo menos a cada seis meses. 

Sendo assim, confira alguns dos principais cuidados necessário no pós-procedimento:

  • Higienizar a prótese e a boca de forma adequada;
  • Mastigue com cuidado e de maneira correta;
  • Manuseie a prótese com cuidado;
  • Faça avaliações com o dentista regularmente.

As consultas periódicas com o dentista devem ser mantidas antes e após o procedimento, assegurando o sucesso completo de todo o processo.

Após colocar a prótese dentária é necessário fazer manutenção?

Quando o paciente precisa colocar uma prótese, seja ela fixa ou móvel, sempre é necessário que de tempos em tempos ele realize manutenções através de um clinica odontologica implante dentário.

Isso porque, a manutenção é necessária, pois algumas das próteses fixas, por exemplo, são suportadas por outros dentes. 

Dessa maneira, acaba sendo preciso avaliar, a cada período, a integridade desses dentes e se eles não foram prejudicados por cárie ou alguma doença periodontal.

A anatomia da boca acaba se alterando conforme passam-se os anos, fazendo-se necessário o ajuste da prótese de acordo com a movimentação.

O osso onde a peça foi fixada, por exemplo, pode encolher com o tempo e expor grande parte da peça. Assim, o dentista precisaria fazer uma readaptação.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Tags:

Redação Freud Online

Redação Freud Online

O Freud Online é um portal que traz as principais artigos para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​