contato@comunicabc.com.br

29 de fevereiro, 2024

logo transparente escrito para fundo branco

O que o Extintor de CO2 apaga?

Extintor de C02

As técnicas e produtos usados na prevenção e combate a incêndios é essencial em diversos locais, e saber o que o extintor de CO2 apaga pode ajudar e muito. Se você quer oferecer segurança para seus clientes ou condôminos, precisa entender a importância que os equipamentos de combate a incêndio possuem.

Hoje em dia temos ao nosso dispor diversas ferramentas, que podem ser usadas para evitar ou combater o fogo. Um dos principais itens que temos ao nosso dispor são os extintores, que são itens obrigatórios em diversos locais.

E é por isso que decidimos montar esse artigo, onde iremos contar tudo o que você precisa saber sobre o extintor de CO2. Vamos falar sobre suas funções e versatilidade, além de contar como esse equipamento funciona.

Também vamos contar quais os processos que você deve seguir para combater incêndios com um extintor de CO2. Assim sendo, se você ainda não conhece essa ferramenta, é só continuar a leitura do texto a seguir.

Tipos de extintores

Hoje em dia, a prevenção e combate a incêndios é parte integral do processo de obtenção de autorização do Corpo de Bombeiros. Para que possamos ter um negócio, precisamos obter algumas autorizações da Prefeitura.

Mas para que isso seja feito, precisamos seguir alguns protocolos básicos de segurança. É um item indispensável na prevenção e combate a incêndios. Afinal, segurança deve sempre vir em primeiro lugar.

O que muitos não sabem é que cada tipo de incêndio exige um sistema diferente para combatê-lo. O sistema correto vai não apenas combater o fogo, mas evitar um prejuízo elevado ao local.

Contudo, o extintor de CO2 é um dos mais versáteis disponíveis no mercado. Ele pode ser usado na maioria dos casos de incêndio, e é muito fácil de ser manuseado. Por esse motivo, conhecer essa ferramenta pode ajudar você e seu negócio.

Mas, é importante que você adquira o produto em uma empresa confiável, que garanta a manutenção e recarga do seu extintor.

Como o extintor de CO2 age?

Agora vamos falar a respeito do funcionamento do extintor de gás carbônico. Por mais popular que este modelo seja, nem todo mundo sabe como ele funciona. Afinal, ninguém quer precisar usá-lo, mas isso nem sempre funciona.

O extintor com carga a base de CO2 é um ótimo combatente a incêndios. Ele atua abafando o fogo, pois o gás carbônico presente no equipamento reduz o nível de oxigênio no ar. O oxigênio é o principal componente que faz o fogo se manter.

Ao ser retirado, a tendência é que o fogo diminua e caso o nível do gás chegue a 8%, o fogo será extinto. Dessa forma, diminui-se bastante a duração do fogo, e com isso diminui também os prejuízos causados pelo incêndio.

Contudo, é importante tomar alguns cuidados, pois nem todo foco de incêndio pode ser reduzido ou extinto com o extintor de CO2.

Onde usar esse tipo de extintor

O extintor de CO2 apaga o fogo após abafar e eliminar o oxigênio que está fazendo o incêndio se manter. O equipamento pode ser usado em incêndios causados por líquidos ou gases inflamáveis.

Dentre os principais líquidos podemos citar a gasolina, que é um material muito inflamável e perigoso. Além disso, também é possível acabar com incêndios causados por equipamentos elétricos, que ainda estejam ligados.

Por fim, é possível usar o extintor de CO2 em materiais sólidos, que são muito perigosos e podem causar muitos prejuízos. Um dos principais materiais em que você pode usar o extintor de CO2 é o papel.

Abaixo você confere quais os tipos de incêndio podem ser extintos com esse modelo:

  • Tipo B
  • Tipo C

O conteúdo presente nesses extintores não possui nenhum cheiro, e também é um ótimo isolante térmico. O seu efeito é seco, o que diminui bastante a sujeira e quaisquer resquícios de seu uso.

Porém, é importante mantê-los sinalizados e em locais de fácil acesso.

Quais as principais vantagens de usar um extintor de CO2

Existem diversas vantagens ao aderir um extintor à base de dióxido de carbono. Em primeiro lugar, o equipamento não causa nenhum dano aos produtos e equipamentos próximos.

Além disso, o ambiente também será poupado, visto que o produto é seco e não deixa nenhuma sujeira.

Portanto, você pode usá-lo sem nenhum medo em equipamentos eletrônicos como computadores e telefones. Também pode usá-lo em salas que contenham equipamentos tecnológicos.

Porém, é importante tomar alguns cuidados com os materiais sólidos. Apesar do seu uso ser recomendado no caso de incêndio em papéis, alguns outros materiais devem ser evitados.

Isso porque o CO2 sairá com uma pressão muito elevada, e isso pode tornar o incêndio ainda maior. A melhor maneira de usar seu extintor de CO2 de forma correta é conversando com a empresa que o vendeu, e conhecendo a forma correta do uso da ferramenta. Se precisar de um auxílio sobre extintores de incêndio, poderá entrar em contato com a Hiper Fire Extintores.

Tags:

Redação Freud Online

Redação Freud Online

O Freud Online é um portal que traz as principais artigos para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​