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29 de fevereiro, 2024

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O que é posicionamento SEO? Definição + 5 dicas para posicionar seu site!

posicionamento SEO

O que é posicionamento SEO? Basta uma busca rápida para perceber que a web está repleta de recursos, dicas e truques sobre como melhorar o ranking de SEO do seu site. E embora essa abundância de conteúdo possa ajudá-lo a encontrar respostas para qualquer tipo de pergunta, às vezes você só precisa de uma resposta curta e intuitiva.

É por isso que neste artigo você não encontrará nenhuma fórmula mágica para o sucesso, mas sim 5 passos simples que, se você seguir com atenção, o ajudarão a alcançar seu objetivo de melhorar seu ranking de SEO. Leia conosco e confira o que é posicionamento SEO, vamos lá!

O que é posicionamento SEO?

Mas afinal, o que é posicionamento SEO? Existem centenas de cursos online gratuitos e não pagos sobre esse tópico que são bons de se fazer. Mas, em poucas palavras, o posicionamento de SEO, também chamado de classificação de SEO, refere-se à posição de um site na página de resultados de pesquisa. 

Mas, como você pode fazer seu site aparecer no Google? Existem vários métodos e técnicas que visam otimizar um site numa perspectiva de SEO, buscando garantir o melhor posicionamento possível. Todas essas estratégias não são aleatórias, mas baseadas no funcionamento dos algoritmos do Google que estão em constante evolução.

5 dicas para se posicionar no Google

1. Implemente uma estratégia de criação de links

Com o tempo, se o seu site oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade, outros sites e outras pessoas inevitavelmente adicionarão links ao seu site em suas páginas. Linkbuilding significa simplesmente encontrar ativamente pessoas e páginas dispostas a criar um link para o seu site, ou dispostas a fornecer backlinks.

O importante é receber backlinks saudáveis, ou seja, links que sejam:

  • Relevantes;
  • Que possuam autoridade;
  • Vindos de páginas com bom tráfego;
  • Naturais, vindos de dentro das páginas de origem;
  • Relativos à página de destino.

2. Crie conteúdo relevante para o seu site (e atualize os antigos!)

Criar um site não é suficiente para alcançar um bom ranking de SEO. É fundamental que o Google veja que seu site está vivo, ou seja, que sempre forneça aos usuários novos conteúdos (e que atualize os antigos e não mais relevantes).

Mas adicionar e atualizar conteúdo não é uma atividade que você deve fazer apenas para agradar o Google. Na verdade, seus usuários também apreciarão conteúdo novo e relevante e estarão mais propensos a compartilhar e falar sobre seu site com o círculo deles. 

Na verdade, lembre-se que a atualização do conteúdo do seu site deve ser feita pensando sim para o Google. Mas seu foco deve estar em primeiro lugar em seus leitores.  Lembre-se sempre de que seu principal objetivo é entregar conteúdo relevante e de qualidade ao seu público.

3. Construa sua presença em outros canais

Como provar ao Google (e aos usuários) que você é uma fonte verdadeiramente confiável e merecedora de bons rankings de SEO? Ao estabelecer sua presença em vários canais, é claro.

Você não apenas mostrará ao Google que seu site é realmente relevante para um tópico específico, mas também poderá usar sites de interação do usuário para encontrar outras pessoas interessadas em seu site.

4. Otimize seu site para celular

Se você quer um bom posicionamento de SEO, é essencial ter um site otimizado para mobile. Porque? Bem, a resposta é mais simples do que você pensa: porque a maioria das pesquisas online são feitas no celular. Tanto que, já em 2016, o Google passou a utilizar principalmente a versão mobile dos sites como referência para posicionamento SEO (Mobile First).

E ter um site “mobile-friendly” é tão importante para o Google que colocou à disposição de seus usuários uma ferramenta especial que permite verificar a otimização mobile de suas páginas.

5. Analise o comportamento do usuário e o desempenho do site

O último passo para o posicionamento SEO do seu site é: observar. Analisar o desempenho do seu site e o comportamento do usuário fornecerá informações essenciais para entender o que funciona bem e quais aspectos podem ser melhorados. 

Ferramentas como o Search Console permitem que você encontre quaisquer erros, para corrigi-los em tempo hábil. Ferramentas como o Google Analytics permitem que você entenda como os visitantes se comportam. 

Analisar o tráfego, os conteúdos mais clicados e mais apreciados e medir o efeito de qualquer otimização ajudará você a alcançar os cobiçados primeiros lugares no posicionamento de SEO mais cedo do que você imagina.

Este foi o nosso conteúdo onde, além de explicarmos o que é posicionamento SEO, também trouxemos 5 dicas de como otimizar as suas páginas de maneira simples, rápida e fácil. Esperamos ter ajudado com as suas dúvidas. Deixe seu comentário caso ainda tiver alguma. Até a próxima!

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Redação Freud Online

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