contato@comunicabc.com.br

29 de fevereiro, 2024

logo transparente escrito para fundo branco

Insônia: o que é e quando devo procurar ajuda

insônia

A qualidade do sono desempenha um papel fundamental na nossa saúde e bem-estar. Infelizmente, muitas pessoas sofrem com a insônia, um distúrbio do sono que pode afetar significativamente a vida cotidiana. 

Os Planos de Saúde Hapvida podem ser uma excelente opção para quem busca suporte no tratamento da insônia. Com uma ampla rede de profissionais qualificados, oferecem acesso a médicos especialistas em distúrbios do sono, psicólogos e terapeutas que podem auxiliar no diagnóstico e tratamento adequados.

Neste artigo, vamos explorar o que é a insônia, como ela impacta a vida das pessoas, quais são suas causas e sintomas, e quando buscar ajuda profissional para o tratamento. Confira!

O que é insônia? Como ela afeta a vida das pessoas?

A insônia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade em iniciar ou manter o sono, resultando em uma quantidade inadequada de descanso. Esse quadro pode levar a consequências negativas, como fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade e alterações de humor.

Existem três tipos diferentes de insônia: a transiente, que pode durar de uma noite até algumas semanas; a intermitente, que ocorre em períodos isolados e distantes um do outro; e a crônica, que acontecem de forma recorrente, na maioria das noites. 

A falta de sono adequado pode levar a um desempenho reduzido no trabalho, comprometer a capacidade de tomar decisões e aumentar o risco de acidentes. Além disso, a insônia está associada a uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e distúrbios mentais. 

Quais são as causas e sintomas da insônia? 

A insônia pode ter várias causas, incluindo estresse, ansiedade, depressão, condições médicas subjacentes, uso de certos medicamentos, alterações no ambiente de sono e hábitos inadequados antes de dormir, como o consumo de cafeína ou uso excessivo de dispositivos eletrônicos. 

Os sintomas mais comuns da insônia incluem dificuldade para adormecer, despertar durante a noite e não conseguir voltar a dormir, acordar muito cedo pela manhã e sentir-se cansado ou não renovado ao acordar.

Outros sintomas comuns incluem dificuldade de concentração e memória, irritabilidade, exaustão crônica e resistência em ir para cama no horário planejado. Reconhecer os sintomas e buscar ajuda profissional é essencial para encontrar soluções e melhorar a qualidade do sono. 

Quando buscar ajuda profissional? 

Embora episódios ocasionais de insônia sejam comuns e geralmente passageiros, quando os sintomas persistem por mais de três semanas e começam a interferir significativamente na qualidade de vida, é recomendável procurar ajuda profissional de um psiquiatra.

É importante ressaltar que o objetivo do tratamento da insônia é proporcionar capacidade de sono e descanso ao paciente, o uso de medicação pode ser necessário mas o objetivo é que a médio ou longo prazo a pessoa insone restabeleça a sua capacidade normal de sono. 

Lembre-se, uma boa noite de sono é fundamental para seu bem-estar geral e saúde. Não deixe a insônia atrapalhar sua vida, busque ajuda e comece a desfrutar de noites tranquilas novamente. Se esse artigo te ajudou, me conta aqui nos comentários!

Tags:

Redação Freud Online

Redação Freud Online

O Freud Online é um portal que traz as principais artigos para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​