contato@comunicabc.com.br

29 de fevereiro, 2024

logo transparente escrito para fundo branco

Entenda como funciona o seguro de veículos

Entenda como funciona o seguro de veículos

A compra de um veículo é uma conquista desejada por muitas pessoas e por ser um bem com valor alto a sua realização exige sacrifício por grande parte dos compradores.

Por ser um patrimônio que traz conforto e até renda, as pessoas não medem os esforços para adquiri-lo.

Apesar da valorização do bem e do sacrifício das pessoas, a maioria dos veículos existentes no país não possuem seguro. Muitos consumidores não compreendem areal a importância e ate desconhecem o funcionamento de um seguro para veículos.

Ao contratar um seguro, o titular tem seu patrimônio protegido em caso de sinistros. Afinal, o dinheiro gasto com aquele bem não será perdido, pois ele será ressarcido pela empresa seguradora.

A fim de ajudar nos esclarecimentos a respeito deste tema este artigo traz informações importantes. Confira!

O que é um seguro de veículos?

O Seguro é um contrato entre uma empresa seguradora e o proprietário de um carro. A empresa assume a responsabilidade de indenizar o proprietário em caso de ocorrências previstas em contrato e em contrapartida o proprietário paga um valor na assinatura do contrato.

Porém, a contratação de um seguro reque cuidado e atenção para que o segurado não tenha problemas no futuro, principalmente na ocorrência do sinistro. O valor do seguro, coberturas, franquia, entre outros são temas que devem estar bem esclarecidos.

Seguro de veículo: como funciona?

Como já foi dito, o seguro funciona por meio de um contrato assinado entre as partes. 

O titular do seguro paga um valor que pode ser anual ou mensal e em troca a empresa se responsabiliza por indenizá-lo caso ocorra alguma das situações previstas também neste contrato.

Para entender melhor esse processo é necessário conhecer os termos mais importantes relacionados ao seguro.

Franquia: a franquia é um valor fixado no contrato que deve ser pago a seguradora para que o seguro seja acionado. Por exemplo, houve um acidente e o carro terá que ser consertado. Para que isso ocorra, a franquia deve ser paga.

Prêmio: é o valor que o segurado paga pelo seguro. Esse valor pode ser pago anualmente ou mensalmente. O valor de um seguro depende de muitos fatores, como por exemplo, a marca do veículo, a região que trafega e até mesmo a idade dos condutores.

Valor da apólice: é o valor do automóvel que será pago ao segurado caso não seja possível recuperar o veículo, ou seja, uma perda total em acidente ou roubo e furto.

Cobertura: todas as situações que são cobertas pelo seguro. As coberturas principais são roubo, furto e acidentes. Porém, situações de imprudência e negligencia do condutor podem retirar do segurado o direito de receber o seguro. Como por exemplo, o condutor ter ingerido bebida alcoólica.

Nem todos os seguros oferecem cobertura de desastres naturais, como é o caso das chuvas com grandes alagamentos. Por isso, preste atenção, principalmente se na sua região essa é uma situação comum.

Na hora da contratação, identifique quais as coberturas oferecidas e se é possível acrescentar outros opções.

Todos esses elementos devem ser bem conhecidos pelo segurado, a fim de que ele analise se a proposta é a melhor e atende suas necessidades. Lembrando que essas informações devem constar na apólice para que sejam válidas.

Para evitar problemas futuros, o ideal é contar com o suporte de um advogado especialista em seguros antes de efetivar o contrato. Essa profissional dará todo respaldo para que de fato o contrato atenda as necessidades do cliente.

Por que contratar um seguro veicular?

  • Serviço de Assistência 

Pequenos imprevistos sempre acontecem e, geralmente, na hora que mais estamos corridos ou atarefados. O veículo apresentar algum defeito é um das situações. Mas as seguradoras de veículo oferecem esse tipo de serviço de assistência 24 horas para aqueles que contratam um seguro. Dessa forma, basta acioná-lo em casa de defeito ou pane.

  • Segurança

A compra de um carro não é um investimento barato e a maioria das pessoas se perderem o seu bem levarão muitos anos para conseguir comprar outro. Ou até mesmo colisões podem custar muito caro o reparo.

O seguro oferece esse tipo de segurança financeira, pois o veículo estará coberto para esses eventuais problemas e assim o segurado não ficará sem o seu bem.

  • Reparo

Como já foi dito, o veículo segurado será reparado em caso de acidente. Apesar de pagar o valor da franquia, ela será mais barato que o valor total do conserto do veículo. Caso a seguradora constate que não há conserto e seja considerada perda total, a empresa indeniza conforme o valor do carro acordado em apólice.

Conclusão

Ter um seguro de veículo traz uma segurança financeira, pois o cliente terá certeza que não perderá o dinheiro investido naquela aquisição.Mas para não obter problema no futuro com um contrato que possa prejudicar o cliente ou ainda um seguro que não atenda as necessidades, o segurado não pode deixar de ter a ajuda de um advogado especialista em seguros. Somente o advogado esclarecera todas as duvidas e trará explicações completas a respeito da legislação e de termos técnicos.

Tags:

Redação Freud Online

Redação Freud Online

O Freud Online é um portal que traz as principais artigos para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​