contato@comunicabc.com.br

29 de fevereiro, 2024

logo transparente escrito para fundo branco

Dor na ATM: Pode ser grave?

Dor na ATM

Sentir dor na ATM é um sintoma de muitas doenças que envolvem a inflamação desse músculo, que é fundamental para o funcionamento dos movimentos da face.

Justamente por isso, sofrer com dores nesse músculo podem implicar em dores de cabeça e até mesmo dores de ouvido, em alguns casos. 

Dessa forma, é importante prestar atenção em alguns sintomas, principalmente dores no maxilar ao acordar, pois isso pode significar que acabou desenvolvendo algum problema ligado ao ATM, podendo ser até mesmo a síndrome do bruxismo, que implica no ranger dos dentes durante a noite, ato que desgasta os dentes e causa inflamação na ATM. 

Uma vez possuindo essas informações como pano de fundo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre dores na ATM, bem como conheça as principais doenças que podem causar essas dores, formas de tratá-las e preveni-las, podendo ainda melhorar sua saúde bucal através de um plano dental.

Quais são as causas das dor na ATM?

Para partir do princípio é necessário entender a importância da ATM.

Dessa forma, essa nada mais é do que uma abreviação do termo Articulação Temporomandibular, que portanto é uma das mais complexas musculaturas do corpo humano, que liga o maxilar ao crânio e é responsável por todo o movimento da face. 

Justamente por isso que a ATM se localiza  dos dois lados da cabeça, principalmente na mandíbula, para frente, para trás e para os lados. Além disso, uma característica desse músculo é ser extremamente flexível e permite que os seres humanos possam:

  • Mastigar;
  • Morder;
  • Falar;
  • Bocejar, entre outros movimentos. 

Toda essa estrutura muscular é possível por meio da combinação de ações de rotação e translação, que pode ser acompanhada através da consulta com um dentista, que pode ser feita por meio de um convênio dentista.

A disfunção na ATM pode ser grave?

Toda a estrutura da ATM é composta de ligamentos, musculatura, discos e ossos, assim, seu funcionamento pode afetar a mobilidade dos músculos faciais, assim resultando no DTM (distúrbio temporomandibular).

Portanto, se o paciente apresenta sintomas que indiquem a DTM, o primeiro passo é buscar um profissional dentista, questão que pode ser realizada através de um plano de saúde bucal, onde o profissional responsável solicitará exames para comprovar o diagnóstico e assim poder estabelecer um tratamento. 

Vale lembrar que as disfunções podem ser causadas por diversos motivos, podendo, inclusive, ser motivadas por questões emocionais, como por exemplo estresse, ou questões físicas, como uma pancada na região ou problemas na arcada dentária.

Em suma, essa função pode acontecer por questões musculares ou deslocamento da articulação. 

Leia a seguir algumas das principais causas da DTM, disfunção que gera diversos sintomas, como dores na mandíbula, dores de cabeça, no ouvido, entre outras:

  • Bruxismo (ranger ou apertar involuntário dos dentes);
  • Mastigação incorreta;
  • Má oclusão dentária;
  • Mordida cruzada;
  • Trauma na região mandibular;
  • Lesões no maxilar;
  • Problemas na arcada dentária;
  • Hábitos ruins, como roer unhas ou morder a boca.

Cada paciente pode apresentar um agravante diferente, sendo assim, uma consulta com o dentista deve ser prioridade no processo.de diagnóstico e tratamento.

Vale a pena ressaltar que muitas dessas causas podem ter cura ou em outros casos, o tratamento ajudará a ter a disfunção sob controle, que é o que acontece em caso de bruxismo. 

Sendo assim, basta buscar um profissional e procurar o melhor tratamento, que muitas vezes é coberto por um plano odontológico. Basta pesquisar por quanto custa um plano dentário e contratar o melhor plano para você. 

Quais são as formas de tratamentos para as dores na ATM?

Assim como já mencionado anteriormente, o melhor tratamento vai depender do motivo pelo qual a disfunção foi desenvolvida, o que requer uma avaliação de um profissional, bem como a realização de exames, como raio-x, para a comprovação do diagnóstico.

Resumidamente, apenas o profissional dentista poderá indicar o melhor tratamento. 

Vale ressaltar que algumas disfunções não possuem cura. Sendo assim, o acompanhamento com dentistas e outros profissionais, como psicólogos, é indicado para que o paciente tenha controle sobre os possíveis gatilhos que desencadeiam ataques dessa disfunção. 

Outra coisa importante é saber que o tratamento dessas e outras doenças bucais pode acabar facilitado através de um plano odontológico, uma vez que estes possuem a cobertura de vários procedimentos, como um plano odontológico com aparelho.


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Tags:

Redação Freud Online

Redação Freud Online

O Freud Online é um portal que traz as principais artigos para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

1 comentário em “Dor na ATM: Pode ser grave?”

  1. Pingback: Prótese dentária: é necessário ter manutenção? - Freud Online - Artigos e Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​