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29 de fevereiro, 2024

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9 alimentos que os atletas consomem antes dos jogos

9 alimentos que os atletas consomem antes dos jogos

A alta performance é um objetivo almejado por muitas pessoas, mas o que nem todos sabem é que ela exige muito dos atletas, muitas vezes dietas regradas que podem durar até mesmo meses, como é o caso dos jogadores de futebol.

O ponto em questão é que deve ficar muito claro na cabeça de qualquer pessoa que deseja saber ou então consumir alimento da forma correta diante da prática de um exercício, é que Mesmo que se copie completamente alimentação nos momentos que antecedem as atividades ainda assim o resultado com toda certeza não será o mesmo.

Tendo em vista aqui toda a construção de um bom desempenho é feita com uma junção de coisas e bons hábitos principalmente ao longo do tempo,  um exemplo que se encaixa perfeitamente neste contexto é do velocista Usain Bolt.

Uma rápida pesquisa no Google pode me mostrar que Usain Bolt corre em média 9s por corrida,  pode parecer pouco,  afinal de contas menos de 10 segundos é um tempo quase que irrelevante.

Porém, o ponto a ser analisado corretamente é a sua preparação para conseguir desempenhar o mais alto patamar durante os 9 s, para isso são necessários muitos anos de treino, pratica, corridas e preparação.

Sendo assim, de muita pouca coisa importa quais são os alimentos que consomem antes da corrida,  mas sim todo o contexto anterior e a sua preparação.

O mesmo acontece com todos os atletas durante os jogos,  o que é consumido anteriormente os jogos é sim importante, e merece toda atenção do mundo,  mas não chega a representar 10 % do resultado final se compararmos com todo o contexto.

Por mais que os  alimentos que consomem previamente a prática de um esporte não causem tantos efeitos positivos no desempenho, não é possível afirmar que o contrário também é verdade.

Tenha em mente que os alimentos que proporcionam ao corpo a energia necessária para  realizar o seu objetivo, com isso, consumir alimentos inadequadamente em quantidades diferentes ou até mesmo com os nutrientes errados pode fazer com que toda sua performance e preparo vá por água abaixo.

Por isso é necessário saber não só em quais alimentos não se deve investir mas também quais aqueles que é a melhor  escolha a evitá-los, uma vez que a sua preparação de muito tempo pode ir por água abaixo por conta de apenas uma escolha errada.

Refeição pré jogo

A refeição que acontece antes do desempenho é extremamente importante, principalmente se aliada a uma nutrição extremamente regrada por todos os meses que antecederam a competição e as enzimas apropriadas, como a ubiquinol 100mg, que pode auxiliar muito no processo de digestão.

É dessa refeição que vai sair os nutrientes, energias, sais minerais e líquidos que serão utilizados pelo corpo para sustentar a alta performance,  sendo indispensável saber o que é, a quantidade e até mesmo a forma como deve ser ingerido. 

Essas são alguns principais objetivos, preocupações e ganhos ao investir corretamente em uma refeição pré desempenho esportivo:

  • Evita a Hipoglicemia – Não é raro se deparar com atletas que após o seu desempenho começa a passar mal, isso ocorre por conta da hipoglicemia, que é o baixo nível de açúcar no sangue, causando, náuseas, tonturas, fraqueza muscular, fadiga e perda da concentração;
  • Absorve o suco gástrico –  Com uma refeição leve,  já é o suficiente para se iniciar o processo de digestão e absorção, sendo assim, a sensação de fome e “buraco no estômago” vai deixar de existir;
  • Ganho psicológico – O que os atletas acabam se sentindo fracos e vazios ao desempenhar suas atividades sem que antes tenham se alimentado corretamente, uma rápida refeição já é o suficiente para pôr um ponto final neste problema.

O que deve ser comido antes de um jogo?

Uma forma muito simples para responder essa pergunta, é possível dizer que deve ser ingerido carboidratos.

Acima de tudo é preciso que a alimentação seja feita por alimentos no qual o organismo já está acostumado, sendo assim, uma boa saída é permanecer na dieta e adicionar uma maior quantidade de carboidratos, que fornecem maciez e energia, como por exemplo:

  • Batatas;
  • Macarrão;
  • Fatia de pão;
  • Cereal sem açúcar;
  • Sucos naturais de frutas, maçã, abacaxi ou laranja;
  • Farinha de aveia;
  • Bagel;
  • Banana;
  • Pera.

Todos esses alimentos possuem boas quantidades de carboidratos, uma vez que consumir altas quantidades pode ser tão prejudicial quanto não consumir nada, sendo assim também é necessário estar o tempo todo o tempo a quantidade de alimentos que é ingerida  para não causar uma má digestão. 

O que evitar?

É preciso ter em mente que  momentos que antecedem uma preparação, não deve ser feito o banquete,  mas sim uma refeição rápida e pontual apenas para evitar maiores problemas.

Com isso opte por alimentos tem muitas concentrações de proteínas que vão exigir energia demais para serem consumidas e gorduras e também bebidas gaseificadas, pois podem causar desconforto estomacal.

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Redação Freud Online

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2 comentários em “9 alimentos que os atletas consomem antes dos jogos”

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