contato@comunicabc.com.br

29 de fevereiro, 2024

logo transparente escrito para fundo branco

5 sintomas da gripe e como evitá-las

sintomas da gripe

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza,  sendo uma das enfermidades mais populares do mundo por conta de suas características,  é comum que pessoas a contraírem mais de uma vez.

É muito comum vermos pessoas confundindo gripe com resfriado,  mas na realidade elas são doenças distintas que afetam o aparelho respiratório, na realidade existe bem mais de um tipo de vírus influenza,  e é justamente por esse motivo que todos os anos temos epidemias e vacinas de gripe.

Por conta da alta capacidade de mutação do vírus, ele está sempre agindo de maneira diferente,  o que complica muito mais o seu combate e prevenção, pois afeta cada pessoa de uma forma diferente.

Com base nisso, fica claro que os sintomas não são sempre os mesmos, podendo haver diversas variações, a depender do vírus indivíduo.

A gripe geralmente ocorre nos períodos do ano  no qual as temperaturas estão mais baixas, principalmente nos meses de outono e inverno,  afetando majoritariamente as regiões do país que possui as estações do ano mais bem definidas.

Isso ocorre por conta dos hábitos humanos durante os momentos de frio, que geram um ambiente mais propício para a disseminação de vírus e doenças respiratórias. 

No frio, optando sempre por nos manter em ambientes fechados e com pouca circulação de ventos para evitar a perda de calor para o meio externo,  mas esse seu local perfeito para a proliferação dos vírus, uma vez que não há circulação de ar e todos tendem a permanecer mais próximos o cenário está montado a favor da gripe.

A transmissão do vírus

Existem diversos tipos de gripe,  porém, o mais comum é justamente o tipo A e do tipo B que afetam as pessoas nos momentos descritos acima, mas uma coisa é comum dentre todos os vírus do grupo influenza o que é o seu meio e forma de transmissão.

Os vírus de um modo geral,  são organismos que dependem de infectar as células humanas para continuar vivendo,  sendo este o seu único objetivo. Os vírus da gripe  possuem como seu objetivo  afetar as células do sistema respiratório. 

E a sua transmissão se dá, quando respiramos e inalamos partículas infectadas em suspensão no ar, ou seja, uma pessoa infectada anteriormente espirrou ou tossiu  e o ar ficou contaminado  pelo vírus,  com isso, uma pessoa saudável respirou e acabou sendo também infectada. 

5 sintomas da gripe e como evitá-las

Como evitar a infecção do vírus

Existem diversas formas de se evitar a contaminação por parte dos vírus da gripe,  todas são eficazes em seu determinado objetivo,  porém,  caso esteja buscando por se livrar completamente e diminuir a probabilidade da infecção, a melhor atitude é utilizar em conjunto todas as formas:

  • Evite ambientes fechados – Esteja sempre buscando por locais ao ar livre, que não possua a possibilidade de circulação de vírus;
  • Fortaleça o seu sistema imunológico – O sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo humano e quanto mais nutrido e preparado ele estiver, menos doenças e sintomas de gripe terá, para isso, invista em alimentos como: peixes, frutas cítricas, cereais, castanhas e até mesmo compostos naturais como a lisina, que combate infecções;
  • Bons hábitos –  Como já foi dito, a gripe é uma doença sazonal,  sendo assim para evitá-la completamente é necessário cultivar bons hábitos de prevenção,  e não simplesmente atitudes pontuais, por isso, opte por lavar as mãos com frequência, uso de álcool em gel e evite contato com pessoas com sintomas de gripe. 

Sintomas da gripe

A doença causada pelo vírus influenza geralmente possui a característica de ter um início extremamente rápido, ou seja, em apenas algumas horas, uma pessoa pode passar de uma simples tosse, para ter todos os sintomas de uma versão grave da doença.

Dor de cabeça

Um dos primeiros sintomas que logo se manifesta é a dor de cabeça, as  dores podem ser intensas ou então moderadas, mas sempre se fazem presente,  o que pode ser muito danoso, uma vez que afetam até mesmo a forma como se lida com as medidas paliativas.

Febre

A febre é causada pelo  próprio corpo humano, com o objetivo de aumentar a temperatura interna para matar a infecção,  por isso quase sempre a gripe é acompanhada por uma forte febre.

Porém, é necessário muito cuidado em relação à febre, por mais que seja um mecanismo do corpo humano pode causar sérios problemas ao elevar dia mais e temperatura as proteínas internas podem começar a se desfazer podendo até mesmo causar a morte do indivíduo. 

Dor no corpo

A dor no corpo na realidade é causada pela junção da dor de cabeça e a febre, mas sempre muito comum, principalmente acompanhada de uma forte indisposição e sensação de fadiga.

Coriza

Uma das formas que o vírus tem para continuar infectando cada vez mais pessoas e gerando a coriza por sua vez causa espirros, que é a principal forma de infecção da gripe.

Tosse

A tosse também é muito comum em pessoas gripadas, e carrega o mesmo objetivo do vírus que a coriza, que é gerar a infecção de cada vez mais pessoas.

Tags:

Redação Freud Online

Redação Freud Online

O Freud Online é um portal que traz as principais artigos para te ajudar. Trazendo dicas e muito conteúdo de qualidade.

Está Gostando? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

1 comentário em “5 sintomas da gripe e como evitá-las”

  1. Pingback: Razões por que sua pele pode estar coçando incontrolavelmente - Freud Online - Artigos e Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos publicados​